Neil Armstrong, piloto de testes, recebeu licença de piloto aos 16 anos, antes de tirar a carteira de motorista.
Há 55 anos, em 20 de julho, o piloto militar, piloto de testes e engenheiro aeroespacial, Neil Armstrong, se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua. Eram 17h17, no horário de Brasília, quando o então comandante da Apollo 11 saiu do módulo lunar, e deixou sua pegada impressa no regolito.
O feito histórico de Neil Armstrong inspirou gerações e abriu caminho para novas descobertas no espaço. Ser um astronauta requer coragem, determinação e um espírito de exploração sem limites. A jornada do homem à Lua permanece como um marco na história da humanidade, mostrando que os limites do impossível podem ser superados com dedicação e trabalho árduo.
O legado de Neil Armstrong
‘Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade’, disse Neil Armstrong. Anos mais tarde, ele teimava com os jornalistas que não havia dito ‘o’ homem, mas ‘um’ homem. Seja como for, o feito, transmitido para o mundo pela TV, transformou Armstrong no homem mais famoso do planeta, às vésperas de completar 39 anos. Uma semana depois, ele era recebido como herói, junto com Buzz Aldrin e Michael Collins, no Oceano Pacífico.
Missão Apollo 11 e o filme ‘Como Vender a Lua’
Pinguim e ovo espaciais aparecem em nova imagem do James Webb. Astronauta da foto histórica da Terra vista da Lua morre em acidente aéreo. Mas, no auge da fama, ele decidiu se esquivar dos holofotes e retornar ao seu estado natal, Ohio, onde nasceu em uma fazenda, em 1920. Sua próxima jornada incluiu uma carreira como professor universitário na Universidade de Cincinnati, na qual se juntou ao corpo docente da Escola de Engenharia Aeroespacial, em 1971.
A paixão de Neil Armstrong pela aviação
Incentivado pelo pai Stephen, que o levou para assistir à Corrida Aérea de Cleveland aos dois anos, o menino Neil embarcou em um avião pela primeira vez aos cinco, também levado pelo pai. Quando seus irmãos June e Dean nasceram, ele os colocava para jogar os aviões de madeira que fazia, do andar de cima da casa, e controlava os pousos, no chão, com um palito de picolé. Por isso, não é de se estranhar que Armstrong tenha recebido sua primeira licença de piloto aos 16 anos, antes mesmo de tirar a carteira de motorista.
Neil Armstrong: da guerra da Coreia à Lua
Após concluir o ensino médio, ele entrou para a Universidade de Purdue, em West Lafayette, onde se formou em Engenharia Espacial, com uma bolsa da Marinha dos EUA. Após servir na guerra da Coreia como piloto, e se formar em Purdue, Armstrong se casou em 1956 com sua primeira esposa, Janet, e começou a trabalhar como piloto de testes na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, para onde se mudaram. Segundo o biógrafo, quando voava sobre sua casa, o piloto inclinava as asas do avião para dizer ‘olá’ para a esposa e o filho.
Desafios e superações de Neil Armstrong
Em janeiro de 1962, a filha de Neil e Janet, Karen, morreu aos três anos de idade, devido a um tumor no cérebro. A tragédia teve grande impacto na vida do piloto, afetando até mesmo a qualidade dos seus voos. Os amigos e colegas de trabalho afirmam que ele envelheceu rapidamente durante esse prolongado episódio, do qual manteve silêncio durante muitos anos.
Entrada na Nasa e a conquista lunar
Ainda vivendo seu luto, Armstrong foi selecionado para o Corpo de Astronautas da NASA em 1962. Em 1969, ele comandou a Apollo 11 e se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, deixando sua pegada lunar marcada para sempre na história da humanidade.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo