Encontro ocorreu em 15 de abril em São Paulo (SP). Tecnologia gamificada, elementos de jogos e competição. Recursos gamificados em esportes, parcerias estratégicas. Formato single/desafio, ativações estratégicas. QR Codes: sorteios e premiações.
A utilização de elementos gamificados tem se destacado como uma estratégia eficaz em diversas áreas, incluindo o esporte. A gamificação não só promove a interação e a diversão, mas também impulsiona o engajamento de maneira significativa, tornando as atividades mais atrativas e envolventes para todos os envolvidos.
Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a tecnologia de gamificação desempenha um papel fundamental na criação de experiências personalizadas e memoráveis. Incorporar elementos de jogos e competição no ambiente esportivo não apenas estimula a participação, mas também eleva a experiência do público e fortalece os laços de fidelidade com os clubes. A gamificação é, sem dúvida, uma ferramenta versátil que pode revolucionar a forma como interagimos e nos envolvemos em diversas atividades do cotidiano.
Expandindo horizontes na Gamificação
Para aprofundar no vasto universo de possibilidades oferecidas pela Tecnologia de Gamificação, a Etermax Brand Gamification, especializada nesse campo, realizou uma visita ao escritório da End to End, renomado player do marketing esportivo no Brasil, em um evento presencial de grande relevância. O Roadshow teve lugar em 15 de abril, em São Paulo (SP), em um encontro especial onde a Tecnologia de Gamificação foi o centro das atenções.
Durante o evento, o vice-presidente da Etermax Brand Gamification, Juan Pablo Veiga, veio diretamente da Argentina para uma série de reuniões com parceiros locais, apresentando as mais recentes novidades e tendências desse mercado de entretenimento gamer voltado para as transmissões esportivas, competições, engajamento de torcedores e audiências. Ele ressaltou que a Gamificação tem ganhado destaque nos últimos anos e que atualmente é possível inserir jogos e quizzes por meio de QR Codes em diversos setores, destacando o esportivo como um dos mais engajados na utilização dessas tecnologias gamificadas.
A Etermax é a criadora do Trivia Crack, um jogo lançado em 2013 que alcançou rapidamente reconhecimento mundial e se tornou um dos principais produtos da empresa de tecnologia. Os jogos Trivia (conhecidos no Brasil como Perguntados) estão presentes em 180 países, disponíveis em 34 idiomas. Além disso, a empresa estabeleceu parcerias para oferecer tecnologia avançada para plataformas de streaming como a Netflix, lançando o pioneiro jogo gamificado da plataforma, o Trivia Quest, de alcance global.
Durante a apresentação, Juan destacou a versatilidade da Gamificação no setor esportivo, ressaltando que grandes clubes têm adotado cada vez mais esses recursos para fidelizar seus torcedores. Ele mencionou que os jogos são adaptáveis ao universo de interesse do cliente, podendo ser jogados de forma individual ou desafiadora. As parcerias estabelecidas podem ser feitas por meio de ativações estratégicas, como o uso de QR Codes para sorteios, ranking, descontos e premiações.
Andressa Scasso, Country Manager da Etermax Brand Gamification no Brasil, enfatizou a compatibilidade dos projetos com diversas plataformas e modalidades, ressaltando a variedade de opções oferecidas. Ela mencionou que é possível executar o jogo em uma plataforma neutra ou integrada ao site ou aplicativo do cliente, além de disponibilizar descontos em produtos ou experiências dentro de um estádio, por exemplo. Essas possibilidades podem variar conforme os objetivos estabelecidos, mas a essência é clara: a Gamificação estrutura e viabiliza a relação com o torcedor.
Durante o evento, foram compartilhados cases de sucesso e parcerias renomadas da marca, como a seleção Argentina, o Barcelona Futebol Clube e a NFL. Os representantes da End to End demonstraram interesse nas soluções apresentadas, destacando a importância da Gamificação para o futuro do cenário esportivo. Renan Borges, CTO da empresa, mencionou que a Gamificação é fundamental para atrair e engajar novos torcedores, principalmente os mais jovens, sendo uma abordagem inteligente para solidificar o relacionamento com a audiência esportiva.
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo