Uso excessivo de medicamentos pode aumentar crises de ansiedade e afetar a concentração. Dopamina no sistema nervoso central pode causar condições desencadeadas.
O Venvanse, desenvolvido pela empresa Takeda, é um remédio utilizado no tratamento de condições como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), narcolepsia e do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP). Além disso, a substância tem sido cada vez mais utilizada para outros propósitos.
O Venvanse é conhecido por sua eficácia como medicamento psicoativo, trazendo benefícios significativos para aqueles que sofrem de condições específicas. A substância tem gerado interesse na comunidade médica devido aos seus resultados positivos e à sua capacidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Impacto do Venvanse na capacidade de concentração
Pessoas sem qualquer diagnóstico têm recorrido ao medicamento Venvanse com a intenção de potencializar a capacidade de foco e aprimorar suas habilidades, seja no ambiente corporativo ou nos estudos. Compreender como essa substância psicoativa atua no organismo e os riscos associados ao seu uso sem supervisão médica é fundamental.
Mecanismo de ação do Venvanse
O Venvanse contém lisdexanfetamina, uma substância que, ao ser absorvida pelo corpo, se converte na dextroanfetamina, o princípio ativo do medicamento. Esse composto age bloqueando a recaptação e facilitando a liberação dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina.
A elevação da dopamina e noradrenalina no lobo pré-frontal dorsolateral resulta em uma melhora significativa na capacidade de atenção do indivíduo que faz uso do Venvanse. A presença aumentada desses neurotransmissores em outras regiões cerebrais, como o hipotálamo e o córtex medial pré-frontal, promove uma ativação do sistema nervoso central que pode contribuir para a redução de sonolência, depressão e fadiga, conforme explica o renomado médico psiquiatra Júlio Cézar Reis Protásio, do Instituto Suassuna.
Riscos do uso indevido de Venvanse
Um risco primordial associado ao consumo inadequado de Venvanse é a possibilidade de desenvolvimento de dependência, devido à presença de anfetamina em sua formulação. Além disso, o medicamento pode desencadear diversas crises, alerta o renomado especialista.
Em paciente sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ocorrências de crises de ansiedade não são comuns, pois esse perfil de paciente normalmente apresenta menor disponibilidade de dopamina. Segundo o psiquiatra, o uso indiscriminado do Venvanse pode provocar condições como ansiedade intensa, grave perda de apetite, flutuações na libido, hipertensão e até mesmo episódios depressivos.
Esteja ciente de tais riscos e busque sempre orientação médica para a utilização adequada de substâncias como o Venvanse, a fim de preservar sua saúde mental e física. A informação é uma ferramenta essencial para uma decisão consciente e responsável em relação ao seu bem-estar.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo