Torcedor do Nacional fez gestos racistas para torcida são-paulina no Gran Parque Central antes de jogo pela Libertadores.
Antes mesmo do início da partida entre Nacional e São Paulo, pela primeira fase da Copa Libertadores da CONMEBOL, o Gran Parque Central, em Montevidéu, foi palco de atos de racismo. Um torcedor do Decano foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida são-paulina presente no estádio uruguaio. Os gestos incluíam imitações de macaco e ocorreram no setor dos camarotes do Gran Parque Central. Nacional
É inaceitável que em pleno século XXI ainda existam atitudes de preconceito racial em eventos esportivos. A discriminação não tem lugar no futebol, nem em qualquer outro ambiente. Medidas rigorosas precisam ser tomadas para combater o racismo e garantir que todos os torcedores possam desfrutar do esporte de forma igualitária e respeitosa.
Racismo no futebol: cenas lamentáveis que não podem mais rolar
O jornalista Silas Lambert testemunhou e documentou a cena chocante. Este incidente de racismo é o terceiro a ocorrer durante a semana em jogos pela competição continental. Na Argentina, torcedores do San Lorenzo protagonizaram gestos racistas direcionados à torcida do Atlético-MG. Já no Nilton Santos, na última quarta-feira (14), um torcedor do Botafogo foi flagrado realizando gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras. O indivíduo responsável por tais atos foi prontamente banido pelo Glorioso, mas a repetição desses episódios é inaceitável. A bola não pode mais ser palco para a discriminação racial. As atitudes racistas de alguns torcedores mancham a reputação do futebol Nacional e precisam ser combatidas com veemência. A torcida são-paulina, conhecida pelo apoio incondicional ao seu time, deve repudiar veementemente quaisquer manifestações preconceituosas. É fundamental que o Decano do futebol brasileiro tome medidas efetivas para coibir gestos racistas em seus estádios. A luta contra o racismo no esporte deve ser uma prioridade, e a tolerância zero com atitudes discriminatórias é o caminho a ser seguido.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo