Três episódios de “Senna por Ayrton” no Globoplay. Trajetória de Ayrton Senna em São Paulo: antiga relação, primeira corrida oficial, pista molhada, vitória em casa, usados capacetes, modelos, mudanças no traçado. Ajudou desenhá-lo, segundo, estreia no Kartódromo, primeira corrida, coroou sua sonhada carreira.
Ayrton Senna e Interlagos têm uma história marcante e duradoura. O piloto campeão desde os tempos do kart no Autódromo José Carlos Pace, também conhecido como Interlagos, teve papel fundamental na concepção do traçado da pista que se mantém até os dias de hoje. Em São Paulo, a cidade natal do Senna, o circuito viu o brilho do ídolo brasileiro em duas vitórias memoráveis da Fórmula 1, nos anos de 1991 e 1993.
O jovem promessa da vez no kart, inspirado pelo legado de Senna, sonha um dia seguir os passos do grande campeão. Com a esperança de um dia pisar no mesmo asfalto que consagrou o piloto brasileiro, ele treina duro, aprimorando suas habilidades para um dia chegar à elite do automobilismo. A influência de Senna na carreira de tantos talentos da bola velocidade é inegável, seu espírito de luta continua a ecoar pelos corredores da pista até os dias atuais.
A trajetória de Senna em Interlagos
A série documental ‘Senna pro Ayrton’, disponível no Globoplay, mostra diversos episódios da relação do piloto com a pista que era como uma segunda casa para ele. Quer conhecer mais dessa trajetória contada por ele mesmo? Confira o documentário ‘Senna por Ayrton’, no Globoplay. Já nos primeiros momentos, a relação Senna-Interlagos mostrou que funcionaria para sempre.
Início na pista: O jovem brasileiro promissor
Aos treze anos, em 1973, o jovem Ayrton Senna fez a estreia no Kartódromo de Interlagos e conquistou a vitória. Não foi apenas a primeira corrida da jovem promessa no local, mas a primeira em uma prova oficial de kart. A pista leva o nome do ídolo brasileiro desde 1996. Interlagos foi a casa de Ayrton Senna para a conquista do Campeonato Paulista de kart em 1976. Ele já havia conquistado a competição pela categoria júnior dois anos antes, aos 14 anos. Ainda jovem, Ayrton Senna era a bola da vez no Kartódromo. Foi lá que Senna começou a mostrar a habilidade na chuva.
Desafios na carreira de Senna em Interlagos
Quando Senna deixou o Brasil para correr na Europa, Interlagos também ficou para trás. Um encontro com a pista aconteceu em 1982, logo depois de Ayrton ser o campeão da Fórmula Ford. Ele foi convidado para uma corrida especial de superkart no encerramento da temporada. Com Ayrton Senna na Fórmula 1, a relação com Interlagos ficaria mais distante. Na época, o GP do Brasil era disputado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O retorno triunfal de Senna a Interlagos
Ao todo, foram seis provas disputadas em Jacarepaguá entre 1984 e 1989. A tão sonhada vitória em casa ficou longe de chegar para Senna, que subiu ao pódio em apenas uma ocasião, quando foi o segundo colocado na corrida de 1986. Em 1990, o GP do Brasil de F1 voltou a ser disputado em Interlagos, que passou por muitas mudanças no traçado. Ayrton Senna ajudou a projetar a nova pista, que contaria com uma curva em descida carinhosamente chamada de ‘S do Senna’.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo