A ESPN detalha a gestão de crise do presidente alvinegro após perder um dos seus homens fortes em cinco dias.
Com a pressão política aumentando, Augusto Melo está atuando nos bastidores do Parque São Jorge para reorganizar uma de suas principais diretorias após os acontecimentos da última semana, que culminaram na renúncia de Yun Ki Lee do cargo de diretor jurídico do Corinthians. A cobertura da ESPN revela os detalhes do dia a dia da gestão de crise no clube alvinegro, mostrando como o presidente perdeu um de seus pilares em apenas cinco dias.
A notícia sobre a possível existência de um ‘laranja’ ligado à empresa intermediária do contrato entre Corinthians e VaideBet causou um rebuliço nos bastidores do Parque São Jorge. Enquanto o discurso público era de cautela diante da denúncia, nos corredores do 5º andar, onde fica a sala da presidência, a pressa em tomar decisões para preservar a imagem do clube e da patrocinadora era evidente. O Corinthians optou por uma investigação independente conduzida pela EY, buscando esclarecimentos sobre os pagamentos questionados e afastando temporariamente os envolvidos, seguindo as melhores práticas de governança.
Bastidores da Crise no Corinthians: Diretor Administrativo e Departamento Jurídico sob Alerta
Falando a veículos de comunicação, incluindo a ESPN, ele afirmou ser vítima de ‘perseguição política’ e anunciou que iria entrar com ação judicial por calúnia, difamação e injúria. Marcelo Mariano, diretor administrativo mencionado como a pessoa que ‘pressionou’ pelo pagamento dos valores à Rede Social Media Design Ltda, permaneceu em seu cargo. De acordo com informações obtidas pela ESPN, o afastamento de Mariano e Moura foi considerado desnecessário por Augusto Melo, pois não havia evidências concretas de envolvimento em qualquer atividade criminosa por parte deles.
A decisão do presidente de manter Mariano em seu cargo foi o que resultou na saída dos dois principais membros do departamento jurídico do Corinthians. Além de Yun Ki Lee, que ocupava a posição de diretor do departamento no Parque São Jorge, Fernando Perino, diretor-adjunto, também renunciou ao cargo. Essa decisão foi tomada após uma reunião entre Augusto Melo e Yun Ki Lee na noite de sexta-feira passada, na sala da presidência do Corinthians.
Preocupação com a imagem e possíveis desdobramentos
A gestão da crise no Corinthians foi baseada em duas frentes: manter a reputação de integridade do clube e garantir que qualquer possível atividade ilegal não fosse associada à VaideBet. Fontes consultadas pela reportagem confirmaram a preocupação da empresa com a cobertura midiática. Segundo uma fonte ouvida pela ESPN, ‘eles [VaideBet] têm sido parceiros excepcionais desde o início e sempre cumpriram o contrato integralmente’.
A justificativa é que Corinthians e VaideBet não devem ser responsabilizados por ações de terceiros que violem o que foi acordado no contrato, no caso de alguma irregularidade. Além da preocupação com a imagem do patrocinador, nos bastidores do Parque São Jorge havia um alerta sobre uma possível investigação externa que poderia ser iniciada caso houvesse denúncias de movimentações financeiras irregulares ao Ministério Público. VaideBet está acompanhando o caso e ‘avaliando os próximos passos’.
Na última sexta-feira, a VaideBet se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre as acusações envolvendo a intermediária do contrato de patrocínio com o Corinthians. A empresa informou que tem acompanhado de perto as notícias e declarações relacionadas ao contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista e que desde abril tem solicitado esclarecimentos sobre o assunto. A VaideBet pediu informações ao Corinthians em diversas ocasiões nas últimas semanas e realizou uma reunião presencial na sede do clube em 8 de maio, além de ter enviado um comunicado à diretoria na última segunda-feira.
Desde o início, a VaideBet foi abordada por um intermediário sobre a possibilidade de fechar um acordo de patrocínio máster com o Corinthians e foi conduzida por esse intermediário até a diretoria do clube para iniciar as negociações. A empresa ressalta que nunca teve contato com qualquer outra empresa em relação às negociações para o acordo de patrocínio. A VaideBet está acompanhando de perto os desdobramentos do cenário atual e permanece atenta à situação.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo