Presidente da distrital do Fed de Filadélfia decide cortar juros dependendo de dados sobre inflação e moradia mais elevada.
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Filadélfia, Patrick Harker, afirmou recentemente que a questão dos juros é crucial para a economia. Segundo ele, a possibilidade de um corte nos juros ainda está em discussão e depende de diversos fatores econômicos.
Além disso, Harker ressaltou a importância de analisar os riscos envolvidos em qualquer decisão relacionada à taxa de juro. Reduzir os juros pode trazer benefícios, mas é fundamental considerar os possíveis impactos a longo prazo. A decisão sobre os juros deve ser tomada com cautela e baseada em uma análise abrangente da situação econômica atual.
Decisões sobre juros e inflação
‘Dois cortes ou nenhum também são bastante possíveis se os dados forem mais para um lado ou para outro’, mencionou o presidente distrital Harker. Ele ressaltou que a presidência do Federal Reserve está atenta à evolução dos números, especialmente em relação à taxa de juro. ‘Se a inflação mais elevada no primeiro trimestre foi um obstáculo na estrada, quero ter a certeza de que a inflação mais baixa que estamos vendo agora no segundo trimestre não é um buraco’, declarou durante um evento no Centro de Interdependência Global, na Filadélfia.
Harker enfatizou a importância de manter a taxa de juro no nível atual para reduzir os riscos de uma nova alta da inflação. Ele explicou que a estabilidade dos juros por quase 11 meses tem sido fundamental para conter a inflação e manter a economia em um território restritivo. ‘Acredito que a atual taxa de juro continuará a servir-nos bem por mais algum tempo, mantendo-nos no caminho para trazer a inflação de volta à meta’, afirmou.
Apesar de estar atento aos riscos de inflação, Harker destacou que os dados mais recentes indicam um progresso promissor na desinflação. No entanto, ele ressaltou que ainda é necessário mais confiança antes de considerar cortes nas taxas de juro. Em suas previsões, o presidente distrital prevê que o crescimento econômico deve desacelerar, mas permanecer acima da tendência, enquanto o desemprego pode aumentar ligeiramente à medida que a inflação converge para a meta do Federal Reserve. A resiliência da inflação de moradia e de serviços ainda é uma preocupação, mas Harker está otimista em relação às decisões futuras sobre juros e inflação.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo