Telemal facilita compartilhar conhecimentos e termos na telessaúde: canal de colaboração para qualidade na assistência ao manejo clínico da malária.
O Ministério da Saúde lançou um serviço de telessaúde direcionado aos profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes com malária.
Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos profissionais de saúde a especialistas por meio de consultas online, melhorando assim o atendimento prestado aos pacientes. A plataforma de telessaúde é uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelos profissionais de saúde em todo o país.
Novo Serviço de Telessaúde para Profissionais de Saúde
Denominado Telemal, o canal de telessaúde foi criado para oferecer suporte a profissionais de saúde no manejo clínico da malária e outras doenças febris agudas. Especialistas disponibilizam conhecimentos essenciais para o diagnóstico, tratamento e manejo clínico desses casos, auxiliando médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agentes de saúde, microscopistas e gestores de saúde.
O lançamento dessa plataforma inovadora representa um avanço significativo na assistência prestada aos pacientes com malária no Brasil, utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade da atendimento em regiões remotas. Além disso, o serviço visa reduzir custos com tratamentos fora do domicílio, agilizar o processo de atendimento no SUS e aumentar a eficácia das consultas, especialmente na Amazônia brasileira.
O canal de telessaúde Telemal permite que profissionais de saúde recebam orientações especializadas de maneira remota, colaborando para um melhor manejo clínico da malária e outras doenças febris agudas. Essa iniciativa é fruto da colaboração entre o Ministério da Saúde e especialistas do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), da FMT-HVD e da FVS-RCP.
Na prática clínica diária, quando profissionais de saúde se deparam com casos de malária e outras doenças febris agudas e necessitam de orientações específicas, o canal Telemal está disponível para fornecer suporte adequado a cada situação. Essa ferramenta complementa o Guia de Tratamento da Malária e o aplicativo Malariatrat, oferecendo um suporte adicional e personalizado.
O serviço de telessaúde Telemal está acessível 24 horas por dia através de mensagens de WhatsApp nos números e (92) 99193-2649. As ligações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira durante o horário comercial. Para contato por e-mail, os profissionais podem utilizar o endereço fornecido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre profissionais de saúde, garantindo um atendimento de qualidade e eficaz para os pacientes com malária e outras doenças febris agudas.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo