Universidades apresentam projeto consistente, com apoios internacionais pesados. Estratégias de resiliência, inovação na emergência social e climática. Cinco projetos em operação, monitorados, com alertas de dados naturais continuos. Desafio extraordinário: Porto Alegre Resiliente. Mapeados em literatura internacional, objetivos concretos. Plano de comunicação em execução.
Centro de Porto Alegre. Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Tamanho da fonte: -A+A O Movimento Resiliência, uma iniciativa pró-transformação liderada pelas principais instituições de ensino do Rio Grande do Sul, realizou uma ação pública para se posicionar na conversa sobre o destino do Rio Grande do Sul, após as inundações intensas que geraram tumulto no estado.
O desafio da resiliência é fundamental para a reconstrução e o progresso, demonstrando a capacidade de se adaptar e superar adversidades. A comunidade precisa se unir em prol da resiliência, fortalecendo laços e promovendo a colaboração para enfrentar os desafios atuais e futuros com determinação e esperança.
Resiliência em destaque no Pacto Alegre
Em nota recente, divulgada nesta segunda-feira, 20, o Pacto Alegre destaca a importância da resiliência como pilar fundamental para enfrentar desafios. Algumas das ideias já foram apresentadas ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em reuniões realizadas na última semana.
Estratégia de Resiliência e Inovação Social Emergência Climática POA-RS
A chamada ‘Estratégia de Resiliência e Inovação Social Emergência Climática POA-RS’ ressalta a necessidade de respostas flexíveis e adaptadas ao contexto local. Com objetivos previamente mapeados na literatura internacional, o plano visa prevenir a migração forçada, oferecer assistência às pessoas afetadas, facilitar a adaptação e melhorar a resiliência das comunidades.
Grupo de trabalho e apoio internacional
O trabalho do Pacto Alegre conta com o apoio de um grupo de peso, incluindo nomes como Santiago Uribe, Jeff Herbert, Henk Ovink, Meike van Ginneken e Arnoud Molenaar. Esses especialistas trazem experiências de sucesso em projetos de resiliência ao redor do mundo, contribuindo com insights valiosos para a iniciativa em Porto Alegre.
Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente
A ‘Estratégia de Resiliência e Inovação Social Emergência Climática POA-RS’ será implementada por meio do ‘Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente’, que engloba cinco projetos em plena operação. Essas iniciativas abordam desde a coordenação de voluntários até o monitoramento de dados naturais e a criação de um sistema de alertas para situações de emergência.
Planos de longo prazo e liderança
Além das ações imediatas, o Pacto Alegre também se volta para iniciativas de longo prazo, como o monitoramento contínuo de dados naturais e a implementação de um plano de comunicação para gerenciar a situação a curto, médio e longo prazo. Liderado por Jorge Audy, a estratégia busca construir uma visão de futuro resiliente para Porto Alegre e o estado.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo