Produtora Pocketpair de Palworld emite comunicado após Nintendo e The Pokémon Company acusarem violação de patentes em game de monstrinhos com armas.
A Nintendo e a The Pokémon Company apresentaram uma ação judicial contra o desenvolvedor do Palworld, que foi criticado por violar as patentes de mecânicas do jogo Pokémon. As alegações incluem a utilização de jogar bolas para capturar criaturas, um elemento-chave presente em muitas jogagens da franquia.
Além disso, o Palworld também foi criticado por sua semelhança visual com outros jogos da série. É interessante notar que a inovação em jogos de simulação de vida e criação de mundos tem sido um importante foco para os desenvolvedores. Isso inclui iniciativas como o Palworld que oferecem experiências de jogo mais abertas e personalizáveis.
Palworld Lança Acesse Antecipado, Mas Sua Semelhança Com Pokémon Unleashes uma Batalha Jurídica
Palworld, que já anunciou seu lançamento em 19 de janeiro para Xbox Series X, Xbox Series S e PC (Steam), mais tarde chegou ao PlayStation 5 (PS5) em 24 de setembro, é um jogo que movimentou o mercado de jogos, Palworld devido à sua semelhança com a franquia Pokémon, mas com armas de fogo. Isso fez com que muitos jogadores pensassem que o jogo era uma piada, mas o anúncio em 2021 chamou a atenção de todos, e o jogo passou a ser considerado mais do que apenas uma brincadeira. Desde então, o jogo Palworld tem sido alvo de críticas por sua semelhança com os jogos de Pokémon, especialmente de Pokémon, mas a mecânica de gameplay e o design das criaturas são os principais focos das acusações.
A Nintendo, empresa responsável por os jogos de de Pokémon, entrou com uma ação de patentes contra a Pocketpair, empresa criadora de Palworld, alegando que a empresa violou 3 patentes registradas este ano no Japão: números 7493117, 7528390 e 7545191. As patentes foram requeridas em 26 de fevereiro, 5 de março e 30 de julho de 2024, respectivamente. O texto da patente está escrito em japonês e é excessivamente detalhado por motivos legais, mas simplificando, as patentes se referem a mecânicas de gameplay que envolvem:
* Usar uma bola para capturar uma criatura que passa a se tornar sua e pode ser usada em combates;
* Usar a criatura capturada como montaria para se locomover, voar, escalar e nadar;
* Ter criaturas que acompanham você de perto como se fossem um grupo ou exército.
A Nintendo alega que a Pocketpair usou essas mecânicas de gameplay em Palworld, o que é considerado uma violação das patentes. As patentes apontam para anos anteriores nos quais a Nintendo teria criado essas mecânicas de gameplay, e alguns desses elementos de jogabilidade se referem a títulos recentes da franquia de Pokémon como de Pokémon Legends: Arceus e de Pokémon Scarlet e Violet.
Ainda não se sabe se a Nintendo pretende levar o processo também para os Estados Unidos. Um advogado de patentes japonês chamado Kiyoshi Kurihara chamou o documento da Nintendo de ‘uma patente matadora’, pois seria muito fácil de infringi-la mesmo sem intenção. Outro especialista em patentes, Andrew Velzen, comentou que a indústria de jogos havia se afastado da ideia de patentear mecânicas de gameplay, mas que o caso da Nintendo poderia colocar este paradigma em xeque.
Com informações de WhatsApp, WhatsApp tem sido um canal importante para a comunicação da Nintendo e da Pocketpair sobre o processo. Além disso, a Amazon e o aplicativo do WhatsApp têm sido mencionados como canais de comunicação para a divulgação das informações sobre o processo.
O caso da Nintendo contra a Pocketpair é um exemplo de como a indústria de jogos pode ser afetada por questões legais, e como a Nintendo está usando a lei para proteger seus direitos de propriedade intelectual. O processo também destaca a importância de se ter conhecimento sobre as patentes e as mecânicas de gameplay desenvolvidas pelas empresas de jogos e como elas podem ser utilizadas para proteger seus direitos.
Fonte: @Tech Tudo
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