Alternativas podem ser assinaladas em um trecho iniciado da tematização, procedimento metalinguístico sem referência direta.
É preciso se ater a fatos, evitar a violência da linguagem e questionar a autoridade quando necessário. Em um cenário onde a violência é tão comum, é difícil se libertar das normas impostas.
No mundo da música, bandas como os Racionais MCs se destacaram, lançando discos que refletiam a realidade do Brasil. Mas, mesmo assim, a violência social permanece, e a figura do corretores de plantão ainda não consegue explicar por quais motivos a sociedade desequilibrada perdura até hoje. Existem alternativas para que isso aconteça?
Enem: violência como procedimento metalinguístico
A violência permeia a sociedade e se manifesta de maneira inesperada, como uma metáfora na narrativa musical dos Racionais MC’s. Convém, portanto, abordar a tematização da violência nas suas várias facetas, sem cair em simplificações ou generalizações que releguem a experiência musical a um único tema, como a violência que estrutura nossa sociedade. Sem rejeitar a ideia de que a música dos Racionais aborda a violência, é preciso considerar a dimensão da experiência humana que a violência assume nas letras da banda.
A alternativa correta apontada pelas correções extraoficiais enfatiza a violência como um procedimento metalinguístico, concebendo a palavra como um combate e uma insubordinação. Embora o trecho citado tenha uma tematização da violência, como procedimento metalinguístico, limite-se ao primeiro verso e ao último da narrativa, sem se estender por toda a experiência musical.
A violência, aqui, não se dá em termos bélicos diretos, mas sim em referência metafórica aos termos bélicos, que indicia uma crítica social à opressão da população em periferias. A palavra ‘sinaliza’ não significa uma referência direta, mas sim dar a entender ou sugerir a violência, tornando a alternativa correta.
A tematização da violência ocorre também nas definições ambíguas do enunciador, que inverte e relativiza as representações de maldade e bondade. O enunciador cria ambiguidades ao inverter e relativizar, ou seja, ao reconsiderar, repensar, reavaliar as representações de maldade e bondade, tornando a alternativa errada.
A resistência e a dicotomia entre vida e morte são aspectos da tematização da violência nas letras dos Racionais MC’s. A menção à imortalidade sugere a possibilidade de resistência para além da dicotomia entre vida e morte, tornando a alternativa errada.
Uma das correções extraoficiais aponta uma alternativa correta, mas que não entra no espinhoso debate dos motivos pelos quais as outras seriam erradas. A alternativa correta sobre a ‘tematização da violência’ como procedimento metalinguístico, concebe a palavra como uma forma de combate e insubordinação, embora o procedimento metalinguístico aconteça somente no primeiro verso e no último da narrativa.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo