Operação da Secretaria Nacional Antidrogas: cooperação policial internacional entre nações contra entorpecentes em acampamentos.
A Polícia Federal, com o suporte da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), combateu ativamente o tráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai, resultando na destruição de aproximadamente 255 hectares de plantações de maconha na última sexta-feira, 7. A operação, denominada Nova Aliança, já está em sua 44ª fase, sendo a terceira realizada este ano, reforçando o compromisso conjunto no combate ao tráfico.
Além disso, a cooperação policial internacional entre as duas nações tem sido fundamental no enfrentamento do narcotráfico e do crime organizado, contribuindo significativamente para a redução do comércio ilegal de entorpecentes. A destruição das plantações ilícitas é mais um passo importante na luta contra o tráfico, demonstrando a determinação em coibir essas atividades criminosas em toda a região fronteiriça.
Operação Nacional Antidrogas: Combate ao Tráfico
Durante esta fase da ação, também foram confiscados mais 55.630 quilos do entorpecente pronto para o consumo, totalizando cerca de 820.630 kg da substância retirados de circulação. Além disso, 121 acampamentos que serviam de base para os traficantes foram eliminados, conforme informações da Polícia Federal.
A cooperação no combate ao tráfico é essencial. Além da Polícia Federal e do Senad, a operação conta com o apoio do Ministério Público, da Força-Tarefa Conjunta (FTC) e da Força Aérea do Paraguai. A PF contribui com o financiamento da iniciativa e com trabalhos de inteligência, além de disponibilizar aeronaves para deslocamento de pessoal em áreas de difícil acesso, onde o entorpecente é cultivado.
O foco principal dessas ações é enfrentar o narcotráfico na origem das atividades ilícitas, visando também reduzir os custos que seriam necessários para futuras operações de combate ao crime organizado relacionado às drogas. De acordo com a Senad, a operação foi estabelecida a partir de um acordo de cooperação entre a secretaria paraguaia e a Polícia Federal brasileira, com a compreensão mútua da responsabilidade compartilhada no enfrentamento do tráfico de entorpecentes.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo