Americanas e brasileiras já venceram três Olimpíadas: seleção verde-amarela, melhor campanha, tradição no quadro de medalhas.
As Olimpíadas de Paris estão cada vez mais emocionantes, com confrontos eletrizantes como o das semifinais entre Brasil e Estados Unidos. Na última terça-feira (6), a seleção americana garantiu sua vaga ao vencer a Polônia por 3 sets a 0 no Jogos de vôlei. As parciais foram de 25/22, 25/14 e 25/20, mostrando o alto nível de competitividade presente nas Olimpíadas.
O Brasil terá um desafio e tanto pela frente contra os Estados Unidos, em busca de uma vaga na final dos Jogos Olímpicos. A expectativa é de um confronto acirrado entre duas potências do vôlei mundial, com os brasileiros buscando superar os adversários para alcançar a tão sonhada medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris.
Olimpíadas: Brasil e EUA se Enfrentarão nas Semifinais
Com o triunfo, os Estados Unidos garantiram o direito de enfrentar a seleção verde-amarela na próxima fase, em um duelo que já foi decisão de três edições olímpicas – com duas vitórias do Brasil (2008 e 2012) e uma derrota (2020). O confronto das semifinais está marcado para a próxima quinta-feira (8), sem horário definido. Gabi destaca a importância de buscar o ouro: ‘Qualquer resultado abaixo será uma grande frustração’. Zé Roberto se emociona ao relembrar a eliminação nas quartas de final do Rio 2016: ‘Foi um momento de muito sofrimento’. Confira a tabela do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.
Olimpíadas: Brasil e EUA, Seleções com Tradição
O Brasil chega às semifinais com quatro vitórias em quatro jogos, sem perder nenhum set, após ter avançado para as quartas de final com a melhor campanha da primeira fase. Já as americanas têm três vitórias e uma derrota até o momento. Na estreia nas Olimpíadas, foram derrotadas no tie-break pela China. Brasil e Estados Unidos são seleções com tradição nos Jogos Olímpicos. A seleção verde-amarela conquistou dois ouros (2008 e 2012), vencendo as americanas nas duas finais. Além disso, possui uma prata (2012) e dois bronzes (1996 e 2000). As americanas têm um ouro (2021, contra o Brasil), três pratas (1984, 2008 e 2012) e dois bronzes (1992 e 2016).
Olimpíadas: Turquia Avança para as Semifinais pela Primeira Vez
Na outra chave de Paris, a Turquia derrotou a China por 3 sets a 2 e garantiu vaga nas semifinais olímpicas pela primeira vez na história. As turcas aguardam as vencedoras do confronto entre Itália e Sérvia, que será realizado ainda nesta terça-feira, às 16h (de Brasília). Confira o quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris e acompanhe o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp.
Olimpíadas: Estados Unidos Vencem a Polônia no Vôlei Feminino
No confronto entre Estados Unidos e Polônia, as americanas dominaram o primeiro set, vencendo por 25 a 22. O destaque foi para os bloqueios, com quatro das americanas e cinco das polonesas. Mesmo com a reação da Polônia no final, as americanas saíram vitoriosas. No segundo set, os EUA abriram 5 a 0 e mantiveram o controle, vencendo por 25 a 14. O terceiro set começou com a Polônia na frente, mas os Estados Unidos reagiram e venceram por 25 a 20, com Andrea Drews como a maior pontuadora, somando 13 pontos.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo