Autorização segue critérios da Política Nacional de Expansão para novos cursos de medicina em Instituições de Ensino Superior, considerando rede de saúde e capacidade.
O curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos (SC) recebeu a autorização do Ministério da Educação para sua oferta.
A graduação em medicina é uma oportunidade excepcional para os estudantes interessados em seguir carreira no ensino médico, proporcionando uma formação de alta qualidade para os futuros profissionais de saúde.
Expansão de Novos Cursos de Medicina
A autorização para abertura de novos cursos de medicina segue um rigoroso padrão estabelecido pela Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, de acordo com a Portaria Normativa nº 15 de 22 de julho de 2013. A implantação desses cursos requer a observação de regras específicas, procedimentos bem definidos e um padrão decisório criterioso.
A inserção de um curso de graduação em medicina faz parte do plano de expansão das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), como é o caso da UFSC. A pactuação para o estabelecimento desses cursos é realizada em colaboração com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), garantindo a qualidade e adequação do ensino médico oferecido.
No exemplo do campus de Curitibanos da UFSC, a oferta de 25 vagas anuais para o curso de medicina foi determinada com base na capacidade da rede de saúde local e regional. Essa avaliação é realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), vinculada ao Ministério da Saúde, considerando a infraestrutura disponível e as necessidades da população atendida.
A autorização para a criação de novos cursos de medicina é um marco significativo, como o que ocorreu durante o 2° Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses. Nessa ocasião, o Ministro de Estado da Educação destacou a importância da inclusão e da busca pela qualidade no ensino municipal, bem como os desafios e perspectivas para os municípios catarinenses.
Além disso, foram abordados temas como o impacto positivo de iniciativas como o programa Pé-de-Meia, uma poupança para o ensino médio lançada pelo governo federal, e outros programas educacionais executados pelo MEC no estado. Essas ações visam fortalecer a formação de profissionais de saúde qualificados, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde e o atendimento à população.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo