Centenas de pessoas detidas em manifestações pro-Palestina; eventos de formatura afetados em pelo menos 16 estados, incluindo primavera campi. Exigências, confrontos, contraprotestos, prisões para estudantes e professores.
Nas instituições de ensino dos Estados Unidos, centenas de indivíduos foram detidos durante atos em apoio à Palestina. Os manifestantes, constituídos por estudantes e docentes, foram detidos em mais de 20 campi, abrangendo pelo menos 16 estados do país.
Em diversos locais, os protestadores agiram de forma pacífica, mas acabaram sendo detidos pelas autoridades. A solidariedade em relação à Palestina ganhou força, com os manifestantes buscando chamar a atenção para a causa de maneira marcante.
Protestos em universidades se intensificam em pelo menos 16 estados
No cenário acadêmico contemporâneo, é comum vermos manifestantes, ativistas, protestadores levantando suas vozes em defesa de causas importantes. Neste período do ano, em que as universidades se preparam para as cerimônias de formatura da primavera, a agitação política toma conta de muitos campi ao redor dos Estados Unidos.
A Universidade do Sul da Califórnia teve que lidar com manifestantes de forma mais intensa recentemente, quando quase 100 deles foram presos em 24 de abril. O principal evento de formatura da instituição foi cancelado devido aos protestos.
Outro ponto de tensão foi o acampamento no campus da Universidade Columbia, em Nova York, que resultou na prisão de mais de 100 manifestantes em 18 de abril. Os protestos se intensificaram, exigindo que as universidades cortem laços financeiros com Israel, em meio ao conflito com o Hamas.
Os protestos pró-Palestina também deram espaço para contraprotestos, como os que ocorreram na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde confrontos foram registrados no último domingo (28). A diversidade de vozes nessas manifestações espelha a complexidade das questões em jogo.
É fundamental acompanhar de perto o desenrolar desses eventos, pois eles refletem não apenas as demandas dos manifestantes, mas também as tensões geopolíticas que permeiam o conflito entre Israel e Palestina. As prisões e os confrontos nos campi universitários são reflexos de uma sociedade em constante movimento, em busca de justiça e equidade.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo