Pacote fiscal chinês desanima ações pesadas no índice, inflação e incertezas fiscais assustam o investidor.
As retrações econômicas podem ter um impacto significativo nas economias, levando a uma retração no consumo e investimento. Com o aumento da incerteza e da insegurança, as pessoas tendem a reduzir suas despesas e a esperar por melhorias na economia.
De acordo com dados recentes, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou uma queda de 0,5% em maio de 2024, influenciado pela desvalorização do real frente ao dólar. Isso reflete a percepção de que a economia nacional está em uma retração, e as pessoas estão optando por economizar em vez de gastar.
Estatísticas da Retração Econômica
Na economia global, a desvalorização das moedas e a queda no comércio internacional têm sido marcantes no início de 2023. A retração econômica se estende por vários setores, afetando diretamente as empresas e os investidores. Segundo dados da FMI, o PIB global deve registrar uma queda de 0,2% no primeiro trimestre.
A desvalorização das moedas pode ser um fator de estímulo às exportações, mas a queda no comércio internacional e a retração nos negócios das empresas não há como fugir. Esta situação é consequência da retração econômica que afeta a economia em seu todo. Para os investidores, a retração econômica surge como um risco ainda maior.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo