Celta de Vigo vence Alavés com polêmica de arbitragem. Árbitro voltou atrás em decisão. Tecnologia 3D implementada na recriação do lance.
Uma mudança significativa para esta temporada da BRASILEIRÃO, o impedimento automático teve que ser acionado logo nesta sexta-feira, 16, durante a partida entre o Flamengo e o Corinthians, com vitória do time carioca por 2 a 1, pela primeira rodada. Aos 35 minutos do segundo tempo, Gabigol marcou o gol da virada para o Flamengo, mas o VAR entrou em ação para verificar se houve impedimento.
No lance polêmico, a arbitragem marcou fora de jogo, anulando o gol de Gabigol e mantendo o empate em 1 a 1. O Flamengo pressionou até o final e conseguiu a vitória nos acréscimos com um gol de Arrascaeta, garantindo os três pontos na estreia do campeonato.
Impedimento Semiautomático: Tecnologia em Ação
Foi nesse momento que o obstáculo semiautomático entrou em cena. O sistema revelou que a extremidade do pé de Douvikas estava alguns milímetros à frente do defensor adversário no momento do passe para Aspas. Após alguns instantes, a arbitragem invalidou o gol. A tecnologia proporciona ao árbitro uma representação em 3D, com o auxílio de câmeras e sinais que são posicionados, inclusive, na bola. O impedimento semiautomático foi empregado na Copa do Mundo de 2022, sendo introduzido também na Champions League e na Premier League. O gol anulado, no entanto, não fez falta. No segundo tempo, Swedberg e o próprio Iago Aspas garantiram a vitória de virada e os primeiros três pontos do Celta de Vigo. Essa não foi a única interferência do VAR na partida. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, Iago Aspas foi expulso após atingir o rosto de um oponente, mas o árbitro reconsiderou e exibiu o cartão amarelo depois de revisar o lance no vídeo.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo