Trabalhe com uma plataforma única que orquestre todas as demandas de Compras, considerando indicadores de desempenho, padrões de qualidade e políticas. Confira!
Por Carolina Cabral. Rapidez, excelência, dedicação e custo apropriado para otimizar lucro e eficiência. Esses são apenas alguns dos critérios de desempenho da área de compras, que atualmente (mais do que nunca, na era da tecnologia 4.0) necessita ser estratégica.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a compra estratégica se torna essencial para garantir vantagem competitiva e sustentabilidade no longo prazo. A procurement eficaz não se limita apenas a encontrar o melhor preço, mas também envolve a busca por parcerias sólidas e a gestão inteligente de fornecedores.
Compras: O Desafio nas Organizações
Esse é o desafio em todas as organizações: garantir que os profissionais de compras estejam alinhados aos padrões de qualidade estabelecidos pelas políticas da empresa. A tecnologia, os negócios e o comportamento são analisados sob um olhar crítico. Dentro deste contexto, acredito que a jornada única do procurement seja uma tendência importante para os próximos anos em termos de performance.
Digo isso porque, há algum tempo, nos despedimos dos processos manuais e demorados aos quais estávamos habituados, e a experiência nos mostra que a tecnologia veio para ficar, principalmente com o advento da Inteligência Artificial. Não há para onde fugir: precisamos utilizá-la para melhorar o desempenho de nossos compradores.
A jornada única é uma forma de aumentar a produtividade em todas as áreas do processo das empresas. Quem não se lembra quando a função de Compras era atuar em diversos processos e atividades críticas e de alto impacto para as companhias? Entre elas, estavam: o gerenciamento de risco, a criação de valor ao negócio, o cumprimento a rigorosos critérios de auditoria, o seguimento a normas internas e o gerenciamento estratégico do suprimento.
Com o passar dos anos e o amadurecimento da área, a função dos compradores dentro das companhias deixou de ser essencialmente tática para dar lugar à tratativa de questões mais abrangentes e de visão de mais longo prazo. Hoje, sabe-se que Compras está totalmente integrada com a estratégia competitiva da empresa, impactando diretamente o resultado final da cia.
Dentro deste contexto, a jornada única significa trabalhar com uma plataforma que seja a orquestradora de todas as demandas que passam pela área de Compras. Em um único lugar, é possível centralizar as demandas de todos os perfis de usuários – requisitantes, compradores, aprovadores e fornecedores. Da avaliação do cadastro da empresa fornecedora, análise de riscos, performance e inclusive passando pelo entendimento das condições de recebimento de cada fornecedor, para então aprová-lo ou não, tudo isso é realizado com o apoio da tecnologia de forma ágil e acurada.
Em uma mesma plataforma, a área de Compras consegue avaliar se determinado fornecedor tem capacidade de atender a um projeto específico; elabora-se uma Proposta técnica, uma Cotação e realiza-se um leilão. E ainda acompanha o SLA de todo o processo para uma gestão mais assertiva do tempo gasto nas atividades e também na estratégia. Em termos de produtividade, a jornada única do Procurement representa o futuro (que é agora!), já que abrange todas as etapas necessárias para garantir um processo eficiente de compras.
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo