Material está disponível no portal do Inep, separado pelas cores dos cadernos e pelos dias de aplicação. Publicação, prevista para 20/11, foi antecipada. Resultados finais serão divulgados em janeiro de 2025. Cadernos com cor verde estão disponíveis no dia 24/10 e devem ser respondidos no dia 1/11. Cadernos com cor azul serão disponibilizados no dia 31/10 e devem ser respondidos no dia 8/11. Cadernos com cor laranja serão disponibilizados no dia 28/10 e devem ser respondidos no dia 7/11. Cadernos com cor rosa serão disponibilizados no dia 27/10 e devem ser respondidos no dia 6/11. Cadernos com cor amarelo serão disponibilizados no dia 25/10 e devem ser respondidos no dia 5/11. Cadernos com cor azul escuro serão disponibilizados no dia 30/10 e devem ser respondidos no dia 9/11. Cadernos com cor verde escuro serão disponibilizados no dia 29/10 e devem ser respondidos no dia 8/11. Cadernos com cor laranja escuro serão disponibilizados no dia 26/10 e devem ser respondidos no dia 7/11. Cadernos com cor rosa escuro serão disponibilizados no dia 23/10 e devem ser respondidos no dia 6/11.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A divulgação dos gabaritos e dos cadernos de questões foi antecipada, ocorrendo em 14 de novembro. Enem é um dos principais exames do Brasil.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 contou com a participação de mais de 5 milhões de candidatos. Além disso, o Enem é um dos principais meios de seleção para o acesso às universidades federais do Sistema de Ensino Médio, bem como para a obtenção de bolsas do Fundo de Financiamento do Estudantil (Fies) e outros benefícios. Com a divulgação dos gabaritos, os estudantes poderão calcular suas notas finais e planejar seu futuro acadêmico.
Material do Enem 2024 disponível na Página do Participante
O material de apoio para a realização das provas do Enem 2024 está disponível no portal do Inep, separado de acordo com as cores dos cadernos e os dias de aplicação. É possível encontrar todas as informações necessárias para o Exame Nacional do Ensino Médio. Uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza, portanto ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. A acessibilidade é garantida pelo portal do Inep, que oferece opções para deficientes visuais, como o software NonVisual Desktop Access (NVDA) e o programa Dosvox, que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
Os cadernos de questões adaptados para o leitor de tela livre também estão disponíveis para download, permitindo que os participantes do Enem 2024 escutem o conteúdo do material por meio de fala. Além disso, os gabaritos podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, garantindo a acessibilidade para todos os participantes do Enem 2024.
Prazo para reaplicação do Enem 2024 termina em 15 de novembro
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, por meio da Página do Participante, vai se encerrar na sexta-feira, 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para realizar as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2024, tendo em vista o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025, no portal do Inep, que também fornece informações sobre o Enem e o Sistema de Seleção Unificada.
Enem avalia desempenho escolar e é porta de entrada para a educação superior
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil ao longo de mais de duas décadas de existência. O Enem é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo