Acionistas estrangeiros da Petrobras querem convocar AGE para eleger novo conselho com consultores internacionais e acordos comerciais.
Petrobras
Uma iniciativa de acionistas estrangeiros busca reunir 1% do capital das empresas para pedir à secretaria-geral da companhia a convocação de uma assembleia geral extraordinária.
Uma nova assembleia colocaria em risco o mandato de todos os conselheiros eleitos pelo voto múltiplo, entre os quais todos aqueles que representam o acionista majoritário, a União, inclusive Magda Chambriard, escolhida para presidir a companhia.
O conselho de administração da petrolífera se reúne hoje para deliberar sobre a eleição de Chambriard para o cargo.
Vale
O conselho de administração da Vale aprovou a contratação da consultoria internacional Russell Reynolds para assessorar o colegiado na seleção de um novo presidente para a empresa-pública.
Azul e Gol
As empresas-privadas Azul e Gol anunciaram um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um acordo de codeshare.
Segundo o comunicado, a parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra.
Acordos e Negociações com Empresas-de-Capital-Aberto
A Telefônica Brasil finalizou um acordo com entidades do governo federal referente aos termos e condições para a autocomposição visando a adaptação dos contratos do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) para um instrumento de autorização. Este acordo representa um marco importante nas relações entre empresas-de-capital-aberto e órgãos governamentais, estabelecendo um precedente para futuras negociações nesse setor.
Estudos de Viabilidade em Empresas-Públicas
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) firmou um contrato com a Fundação Instituto de Administração (FIA) para a realização de um estudo que avaliará a possibilidade de criação de uma holding e outras empresas, com o intuito de separar distintas unidades de negócios da Sanepar. Essa iniciativa demonstra o compromisso das empresas-públicas em buscar soluções inovadoras para otimizar suas operações e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.
Participações e Investimentos em Empresas-Privadas
A Dynamo aumentou sua participação na Viveo, atingindo 10,05% de participação acionária na empresa. Esse movimento destaca a importância das ações-de-participações no cenário empresarial atual, evidenciando o interesse crescente de investidores em empresas-privadas com potencial de crescimento e inovação.
Reuniões e Relações Internacionais no Âmbito Empresarial
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está agendado para se reunir, às 10h, com Márcio de Lima, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), seguido por um encontro, às 15h, com Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil. Essas reuniões destacam a importância das relações comerciais e acordos-de-cooperação entre empresas nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio de ideias e oportunidades de negócios em um contexto globalizado.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo