156 milhões de eleitores escolhem candidatos que disputarão as eleições municipais em 5.569 cidades, realizando suas convenções presenciais ou híbridas. Os apoios das organizações se manifestam nessas reuniões.
Encerra-se nesta segunda-feira (5) o prazo para que todos os partidos e federações realizem suas convenções visando a seleção dos candidatos que concorrerão nas eleições municipais de 2024, agendadas para outubro. Durante os anos de eleições, a convenção partidária é um passo necessário para o registro dos candidatos, que devem ter seus nomes oficializados pelas siglas.
No segundo parágrafo, é importante ressaltar a importância da votação popular durante o pleito eleitoral, onde os cidadãos exercem seu sufrágio para escolher os representantes que irão governar. O processo de eleições é fundamental para a democracia, garantindo a participação ativa dos eleitores na escolha dos seus líderes políticos.
Convenções Partidárias e Escolha dos Candidatos
São encontros oficiais, realizados em formatos presenciais ou híbridos, nos quais os membros de um partido político expressam seus apoios. A estruturação dessas reuniões segue as diretrizes estabelecidas nos estatutos de cada agremiação.
Decisões Cruciais nas Convenções
Em geral, as legendas mais influentes chegam às convenções já com os principais candidatos definidos, transformando o evento em uma espécie de festividade para a ratificação das candidaturas. Durante esses encontros, também são discutidas possíveis alianças políticas. Cada partido, coligação ou federação partidária tem permissão para apresentar apenas um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso dos vereadores, cada partido pode lançar candidatos em número igual ao total de cadeiras disponíveis, acrescido de um.
Registro de Candidaturas e Prazos
De acordo com o calendário eleitoral em vigor, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para formalizar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, já foram solicitados registros para quase 45 mil candidatos que disputarão as eleições municipais deste ano. Estima-se que cerca de 156 milhões de brasileiros estejam aptos a participar do pleito em 5.569 municípios do país.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo