Alterações metabólicas comprometem a sustentação e tônus dos joelhos, resultando em excesso de gordura e aspecto inestético.
Qual a relevância dos cotovelos na composição da aparência corporal? Apesar de não serem partes do corpo frequentemente admiradas e destacadas, os cotovelos desempenham um papel crucial na estética, principalmente das mulheres. No século XX, a artista Carmen Miranda era frequentemente lembrada, além de seu imenso talento, pela beleza de seus cotovelos, considerados ‘um símbolo nacional’.
Os tratamentos estéticos para rejuvenescimento dos cotovelos têm ganhado destaque nos últimos anos, oferecendo opções como cirurgias plásticas e procedimentos não invasivos. Cuidar da pele e da aparência dos cotovelos pode contribuir significativamente para uma aparência mais jovem e saudável. Além disso, a atenção aos detalhes, como a hidratação e proteção solar, são essenciais para manter a beleza dessa região do corpo em dia.
Rejuvenescimento dos Joelhos: Cuidados e Procedimentos Estéticos
Apesar do papel secundário frente a outras áreas do corpo, quando a sua aparência se torna envelhecida e flácida, os joelhos passam a incomodar muita gente. A região dos joelhos, como todas as áreas faciais e corporais, também sofre com os sinais do envelhecimento e suas repercussões, causadas pela perda progressiva do colágeno, pela diminuição das fibras elásticas e por todas as alterações metabólicas que geram a oxidação celular e envelhecimento dos tecidos.
Os joelhos são uma articulação, por este motivo é necessário que haja, pela própria anatomia, uma sobra de pele, para assim permitir sua movimentação. Esta sobra pode se tornar redundante, passando a se caracterizar como flacidez, também em outras situações, além do próprio envelhecimento, como quando se sofre perda relevante de peso.
Nas mulheres, estas alterações costumam ser ainda mais evidentes, principalmente após a menopausa, quando ocorre uma diminuição significativa dos hormônios anabolizantes acarretando perda muscular, frequentemente na região das coxas, gerando um comprometimento ainda maior da sustentação, do tônus da pele e da musculatura. Por outro lado, o acúmulo excessivo de gordura nesta área também gera uma aparência inestética. O escurecimento da pele e a presença de cicatrizes ou outras lesões também contribuem para o descontentamento com a região.
Muitas mulheres, insatisfeitas com a aparência dos seus joelhos, passam a usar vestimentas que os escondam, privando-se de usar roupas mais curtas, roupas de praia, dentre outras. Mas, afinal, esta região, por tanto tempo relegada no âmbito dos procedimentos estéticos, pode ser tratada? Os joelhos podem ser rejuvenescidos? É possível rejuvenescer os joelhos?
Sim, os joelhos não estão condenados a ficar flácidos e envelhecidos. Os tratamentos vão desde os cuidados diários, realizados em casa, até os procedimentos cirúrgicos associados ou não ao uso de tecnologias. Há um leque de opções que se destinam a cada caso especificamente e outros cuidados gerais que devem ser realizados por todos, para manter os joelhos com a aparência bonita e bem tratada.
Os cuidados diários como esfoliação, hidratação e aplicação de protetor solar, o uso de cremes ricos em uréia, vitamina C, ácidos e despigmentantes, além da própria esfoliação mecânica com buchas ou cosméticos abrasivos, ajudam na aparência da pele desta região. Os exercícios físicos ajudam a tonificar a musculatura, a melhorar o contorno de toda a área ao redor dos joelhos.
Uma musculatura forte geralmente é acompanhada por um joelho bem torneado. Quando já existe uma flacidez importante, os exercícios não são suficientes para tracionar o excesso e reposicionar a pele, mas são essenciais para a manutenção do contorno. Cirurgias são uma das alternativas Se há gordura localizada, pode-se dispor de procedimentos como lipoaspiração, mesoterapia e crioterapia. O excesso de gordura é mais comum na região logo acima e na região interna dos joelhos. Normalmente são acúmulos em forma de nódulos grandes.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo