Na Baía de Chetumal, península do Yucatán, pesquisadores atingiram 420m de profundidade no Tamm Ja, mas não puderam atingir o fundo do azul profundo e conhecido buraco, com maior presença de cavernas subaquáticas nas regiões costeiras.
Em um recente estudo no México, foi revelado que o Taam Ja’ Blue Hole é o buraco azul mais profundo do mundo, atingindo pelo menos 420 metros de profundidade. Localizado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, no México, o Taam Ja’ Blue Hole impressiona pela sua imensidão e beleza única.
Aqueles que exploram as maravilhas subaquáticas do planeta certamente se surpreenderiam com a grandiosidade desse buraco azul. Imagina-se que criaturas fantásticas habitam as profundezas desse buraco subaquático misterioso, revelando segredos ocultos sob as águas cristalinas.
Novas descobertas sobre o Taam Ja’ Blue Hole
De acordo com as mais recentes medições, o Taam Ja’ Blue Hole, localizado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, revelou-se ainda mais impressionante do que se imaginava. Com uma profundidade de pelo menos 420 metros, o buraco azul é mais profundo do que o famoso Empire State Building, que tem 381 metros de altura. O detalhe que intriga os pesquisadores é que eles ainda não conseguiram alcançar o fundo do buraco subaquático.
A descoberta surpreendente foi divulgada na renomada revista Frontiers in Marine Science em uma segunda-feira memorável, dia 29. Os esforços para explorar as profundezas misteriosas do buraco azul Taam Ja envolveram uma expedição realizada em dezembro de 2023, na qual mergulhadores utilizaram um sofisticado perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD). Esse dispositivo, equipado com um conjunto de sondas, é capaz de coletar e transmitir em tempo real informações sobre as propriedades da água até a superfície por meio de um cabo connectado.
Os dados obtidos durante a expedição revelaram que o Taam Ja é, de fato, o buraco azul mais profundo conhecido do mundo, com seus abismos inexplorados desafiando os limites da curiosidade humana. Segundo trechos do estudo, o buraco azul Taam Ja é um enigma fascinante, com seu fundo inatingível despertando o interesse e o fascínio dos pesquisadores e entusiastas das cavernas subaquáticas.
O significado do nome Taam Ja, que se traduz como ‘águas profundas’ na língua maia, parece ganhar ainda mais relevância diante das recentes descobertas. Inicialmente descoberto em 2021 com uma profundidade registrada de 274 metros, o buraco azul surpreendeu a comunidade científica ao superar o renomado Buraco do Dragão, localizado no Mar da China, que apresentava profundidade de 300 metros e detinha o título de maior buraco azul do mundo.
Mas afinal, o que são os enigmáticos buracos azuis? Essas cavernas subaquáticas, moldadas ao longo de milhares de anos, têm sido um mistério para a ciência. Geralmente encontradas em regiões costeiras com maior presença de calcário ou de leitos rochosos compostos por materiais solúveis, essas formações impressionantes continuam a desafiar nossa compreensão e a nos convidar a explorar as profundezas desconhecidas do oceano.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo