Selecionados UnB estudantes em edital, formam equipe para receber delegações estrangeiras no G20. Parceiros: UnB, UFC, UFRJ, Secretaria-Executiva, palestras, G20 conceitos, presidência brasileira, comunicação, imprensa, segurança, Serpro, Grupo de Trabalho de Educação, aeroporto, restaurantes, hotel. Alunos aprovados recebem instruções e se preparam para oficiais de liaison, espaço perguntas/respostas.
O Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), promoveram a formação de alunos interessados em aprimorar suas habilidades de liderança. O objetivo do curso foi capacitar os alunos para assumirem cargos de destaque em suas futuras carreiras profissionais.
Além disso, a preparação oferecida durante a formação incluiu treinamentos práticos e teóricos para garantir que os alunos estivessem bem preparados para os desafios do mercado de trabalho. Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
Formação de Alunos da UnB para o Evento do G20
A parceria estabelecida entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB) resultou numa excelente oportunidade de curso e treinamento para a formação de alunos. O objetivo era preparar 50 estudantes aprovados para desempenhar as atribuições do cargo de oficial de liaison durante o evento do G20. Este programa inaugural de formação será replicado em breve com alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante os dois dias de preparação, os alunos receberam uma imersão em palestras abordando uma variedade de temas importantes. Na primeira manhã, foram introduzidos aos conceitos fundamentais do G20, à presidência brasileira do G20 e participaram de um espaço de perguntas e respostas esclarecedoras. À tarde, as instruções focaram em comunicação, imprensa, imagem e segurança do evento, fornecendo uma visão abrangente das responsabilidades que irão assumir.
No segundo dia de formação, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), local onde ocorrerão as reuniões do G20 em Brasília. Após o almoço, receberam instruções valiosas sobre cerimonial, protocolo, credenciamento, transporte e logística de chegadas e partidas, preparando-os para as atividades a serem desempenhadas durante o evento.
Como oficiais de ligação, os alunos terão uma agenda movimentada durante as reuniões do Grupo de Trabalho de Educação do G20, marcadas para os dias 20, 21 e 22 de maio. Sua presença será requerida para atender às demandas que surgirem entre os dias 19 e 22 de maio, cuidando de questões como agendamento de reuniões, deslocamento para o aeroporto, reservas em restaurantes e ajustes necessários no hotel.
Essa experiência proporcionará aos alunos uma vivência única em um contexto internacional, permitindo a interação com autoridades de diversos países e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A ação do MEC em parceria com as universidades demonstra o compromisso em proporcionar uma formação sólida e enriquecedora para os futuros profissionais.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo