Uso reiterado da palavra “coisa” em crônica com referências a músicas do cantor baiano, analisando intertextualidade, funcionalidade e estrutura do texto e relação com cognatos.
A realização do Enem é um dos momentos mais importantes do ano para os estudantes do Ensino Médio no Brasil, e os organizadores do exame devem considerar a diversidade de opiniões para garantir a objetividade do gabarito. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira define como o Enem é uma ferramenta fundamental para o acesso às universidades públicas federais.
Um exemplo disso é a questão de Linguagens do Enem que trazia uma crônica com referências a músicas do cantor baiano _Caetano Veloso_. Em _Tarde em Itapuã_, Caetano Veloso faz uma reflexão sobre a vida e a morte. A questão em _Linguagens_ era a 33 da prova VERDE 🟢, 20 da AZUL🔵, 8 da BRANCA⚪ e 45 da AMARELA🟡. O Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais, e os estudantes precisam se preparar bem para alcançar os seus objetivos.
Enem 2024: Mal-entendido no Exame Nacional do Ensino Médio
A confusão é grande entre os candidatos e os professores após a divulgação do gabarito extraoficial do Enem 2024. O mau-entendido está relacionado a uma questão da redação, onde a alternativa correta apresentada pelo vídeo do Caetano Veloso e compartilhado nas redes sociais do artista, não condiz com o julgamento dos professores ouvidos pelo g1. Veja como está a questão:
Na análise de uma crônica, a escritora Tati Bernardi menciona seu nervosismo ao observar que já escreveu textos com o termo genérico ‘coisa’. Em um tom bem-humorado, ela faz essa reflexão de maneira metalinguística: emprega a palavra 11 vezes, incluindo cognatos, como ‘coisar’ e ‘coisinha’. Em todos os momentos, há referências a versos cantados por Caetano. Segundo Eduardo Calbucci, professor do Anglo, esse uso reiterado de ‘coisa’ contribui para a progressão textual e para a unidade temática do texto. Ele destaca que a palavra adquire uma função poética e salienta seu papel como um ‘termo coringa’, o que poderia fundamentar a alternativa C, que foca na repetição da palavra e no seu impacto na estrutura do texto. Além disso, Bernardi também faz referências diretas a quatro canções de Caetano Veloso: ‘Qualquer Coisa’, ‘Sampa’, ‘Lindeza’ e ‘Samba de Verão’, o que estabelece uma intertextualidade relevante para o desenvolvimento e a coesão temática do texto. Esse fato justifica também a alternativa A (intertextualidade).
Por isso, o professor sugere que as duas opções sejam consideradas corretas (ou que o Inep anule a pergunta). ‘O gabarito oficial provavelmente apontará a alternativa A (intertextualidade), mas, dada a estrutura da questão, a opção C também seria aceitável. Isso abre margem para o Inep considerar a anulação da questão ou aceitar um duplo gabarito’, diz Calbucci.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo