Um estudo chinês aponta o consumo excessivo de açúcares como causa de queda de cabelo pela piora da circulação sanguínea, afetando a saúde psicológica.
Um estudo recente trouxe à tona um dado alarmante: o consumo de refrigerantes pode afetar negativamente a saúde capilar. De acordo com os pesquisadores, o consumo diário de uma única bebida com alta porcentagem de açúcares pode aumentar em 57% o risco de cabelo caído em homens.
Os efeitos negativos do consumo de refrigerantes já são bem conhecidos, desde a contribuição para o aumento do caos de saúde até a perda de peso. No entanto, o impacto específico na queda de fios e cabelos caídos é um novo alerta que merece atenção. O estudo sobressai ao destacar o quanto o consumo de bebidas açucaradas pode comprometer a saúde capilar, levando a problemas como cabelo caído e queda de fios.
Caos no seu cabelo? Entenda como o consumo de bebidas açucaradas pode afetá-lo
O que o seu cabelo precisa para crescer saudável? Uma dieta equilibrada, bastante água, exercícios regulares e, claro, uma boa noite de sono. Isso não é novidade para ninguém. Mas, o que você sabia que o consumo exagerado de bebidas açucaradas pode causar danos importantes ao seu cabelo? Sim, você leu bem! Esse tipo de bebida pode contribuir para uma queda de cabelo prematura e intensa. Além disso, ela também pode afetar a saúde psicológica, aumentando o risco de depressão e ansiedade.
Os efeitos do excesso de açúcar no seu cabelo começam na circulação sanguínea. Quando você consome bebidas açucaradas de forma excessiva, o seu corpo pode desenvolver resistência à insulina, dificultando a circulação sanguínea e, consequentemente, danificando os folículos pilosos. Isso pode levar a uma queda de cabelo mais rápida e intensa.
Mas, e a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e a saúde psicológica? Sim, existe! Os pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam três refrigerantes por dia tinham um risco 25% maior de depressão e o consumo de açúcares simples em tais bebidas esteve associado ao aumento de ansiedade entre os participantes de 45 anos.
A conclusão dos pesquisadores foi de que beber bebidas açucaradas de uma a três vezes por semana aumentou o risco de queda de cabelo em 21%, enquanto a ingestão diária aumentou essa chance para 57%.
Consumo de bebidas açucaradas e queda de cabelo
Os cientistas analisaram o consumo de bebidas açucaradas e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a queda de cabelo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces – como refrigerantes (com uma possível exceção das versões diet), café e chá adoçados e isotônicos – e a queda de cabelo masculina em uma pesquisa autorrelatada com 1.028 homens, com idades entre 18 e 45 anos, localizados na China.
Os participantes responderam a perguntas sobre calvície anterior, seus hábitos alimentares e se apresentam algum problema de saúde mental. Além disso, também foram questionados com que frequência consumiam certos alimentos e bebidas, como refrigerantes e bebidas açucaradas.
Os autores acreditam que o consumo de açúcar em excesso, que pode causar resistência à insulina, é capaz de dificultar a circulação sanguínea e danificar os folículos pilosos. Eles também notaram que os mais jovens eram os que consumiam mais bebidas açucaradas.
Queda de cabelo e saúde mental
Além da queda de cabelo, os cientistas também descobriram que existe uma possível relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica. De acordo com os pesquisadores, pessoas que consumiam três refrigerantes por dia tinham um risco 25% maior de depressão e o consumo de açúcares simples em tais bebidas esteve associado ao aumento de ansiedade entre os participantes de 45 anos.
Os autores do estudo acreditam que a depressão e a ansiedade podem contribuir para um quadro de queda de cabelo. No entanto, essas descobertas são correlativas, ou seja, eles não podem ter certeza de que o refrigerante causa a queda de cabelo, mas podem afirmar que quem tem o hábito de consumir este tipo de bebida está perdendo cabelo mais rápido e em taxas mais altas.
Queda de cabelo: o que pode causar e como tratar?
A queda de cabelo acomete milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente homens. A causa mais comum para a condição no público masculino é a hereditariedade. Já para as mulheres, a queda de cabelo pode estar associada a doenças na tireoide, à deficiência de ferro, à amamentação, a doenças infecciosas e autoimunes, além de questões emocionais, como o estresse.
O tratamento da queda de cabelo vai depender de sua causa específica. Se você está perdendo cabelo devido a uma ação hormônica, como o estresse, o tratamento pode incluir a utilização de medicamentos hormonais. Além disso, uma dieta saudável, rica em nutrientes, também pode ajudar a promover a saúde do seu cabelo.
Mas, se você está perdendo cabelo devido ao consumo de bebidas açucaradas, é hora de fazer algumas mudanças em sua rotina de vida. Tente reduzir o consumo dessas bebidas e, ao invés disso, opte por bebidas naturais, como água e sucos de frutas. Além disso, também é importante manter uma boa hidratação, farejar bem e exercitar-se regularmente para evitar contração de queda de cabelo.
Lembre-se de que a saúde do seu cabelo é relacionada à sua saúde geral, então é importante cuidar de você mesmo para que o seu cabelo possa crescer saudável e forte.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo