Alimentos ricos em fibras e chás de ervas podem aliviar a sensação de desconforto digestivo e retenção de líquidos.
Você já sentiu seu abdômen mais inchado do que o habitual, mesmo sem ter comido em excesso? Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, explica que essa sensação de inchaço pode estar ligada aos tipos de alimentos que você ingere regularmente.
Além disso, a distensão abdominal pode causar um certo desconforto, impactando seu bem-estar. É importante prestar atenção no que você come, pois alguns itens podem contribuir para essa sensação desagradável. A alimentação equilibrada é fundamental para evitar o inchaço abdominal.
Entendendo o Inchaço Abdominal
O inchaço abdominal pode ser causado pela fermentação de carboidratos, pela produção de gases bacterianos ou pela retenção de líquidos no organismo. Esses fatores estão diretamente relacionados à composição dos alimentos consumidos e à resposta fisiológica de cada indivíduo. Para ajudar a minimizar essa condição desconfortável, o MinhaVida, em parceria com Verônica, elaborou uma lista com os 5 alimentos que mais contribuem para o inchaço abdominal. Confira as informações a seguir!
Alimentos que Causam Inchaço Abdominal
1 – Leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha. Esses alimentos são amplamente reconhecidos por provocarem inchaço abdominal, devido ao seu elevado teor de fibras e oligossacarídeos. Esses carboidratos muitas vezes não são totalmente digeridos no intestino delgado, chegando ao cólon, onde são fermentados por bactérias intestinais. Esse processo gera gases como hidrogênio, metano e dióxido de carbono, resultando em desconforto e inchaço abdominal, conforme explica Verônica.
2 – Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas. Esses vegetais contêm fibras e compostos sulfurados, como o sulfeto de hidrogênio, que podem causar uma sensação de desconforto digestivo quando fermentados no intestino. Verônica ressalta que eles são ricos em glucosinolatos, que durante a digestão se quebram em compostos que podem aumentar a produção de gases, contribuindo para a distensão abdominal.
3 – Frutas ricas em frutose e sorbitol, como maçã, pera, manga e algumas frutas secas. Essas frutas podem causar inchaço abdominal em pessoas que têm dificuldade em absorver esses açúcares (frutose e sorbitol) no intestino delgado, levando a uma sensação de desconforto.
4 – Laticínios, que são uma causa comum de inchaço abdominal. Para indivíduos com intolerância à lactose, os laticínios podem provocar inchaço. A lactose não digerida chega ao cólon, onde é fermentada pelas bactérias, resultando na produção de gases e distensão abdominal.
5 – Alimentos ricos em sódio, como os processados e embutidos. Esses alimentos podem causar retenção de líquidos, levando à sensação de inchaço abdominal. O inchaço e o desconforto são comuns, mas não são normais. Antes de implementar qualquer restrição alimentar, é fundamental buscar orientação profissional, pois cada intestino é único, alerta a nutricionista.
Dicas para Reduzir o Inchaço Abdominal
De acordo com Verônica Dias, algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem ser muito eficazes para desinchar a barriga. Aumentar a ingestão de água, incrementar a quantidade de fibras solúveis na dieta, consumir alimentos ricos em probióticos e optar por chás de ervas, como os de hortelã, gengibre, camomila e erva-doce, são algumas das recomendações que podem ajudar a aliviar a sensação de inchaço abdominal.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo