Investigação nesta manhã esclarece participação de ex-diretores em esquema de fraudes contábeis, prejuízo estimado em R$ 25,3 bi.
Na manhã de hoje, quinta-feira, 27, a Polícia Federal, em parceria com o MPF, iniciou a operação Revelação, que apura fraudes contábeis na organização Americanas. A apuração tem como objetivo esclarecer a participação de ex-gestores da empresa em um esquema fraudulento de fraudes contábeis que causou um prejuízo estimado de R$ 25,3 bilhões.
A investigação da operação Disclosure sobre irregularidades contábeis na empresa Americanas revela a gravidade das fraudes financeiras cometidas. As fraudes contábeis e o esquema fraudulento identificados demonstram a importância de medidas rigorosas para evitar novas contábeis fraudulentas no futuro.
Operação da Polícia Federal investiga fraudes contábeis na Americanas
Cerca de 80 policiais Federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas residências dos ex-diretores da Americanas, localizadas no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira. Além disso, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores dos ex-diretores, somando mais de meio bilhão de reais. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, os ex-diretores da Americanas praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consistem em antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimos junto aos bancos. Além disso, foram identificadas fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), onde eram contabilizadas VPCs inexistentes.
Executivos da Americanas sofreram busca e apreensão da PF. A operação, denominada Disclosure, tem como objetivo elucidar o esquema fraudulento que, segundo fato relevante divulgado pela própria Americanas, constitui a maior fraude da história do mercado financeiro brasileiro.
As investigações revelaram ainda fortes indícios de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada (insider trading), associação criminosa e lavagem de dinheiro. A atual diretoria da Americanas está colaborando com as investigações, fornecendo informações e documentos necessários para a elucidação dos fatos.
A operação visa também proteger os interesses dos investidores e restabelecer a transparência e a confiança no mercado financeiro. As irregularidades contábeis apontadas nessa operação representam um prejuízo estimado em milhões de reais, evidenciando a gravidade do esquema fraudulento.
A Justiça Federal está atenta às fraudes financeiras e ao esquema fraudulento envolvendo os ex-diretores da Americanas. A investigação detalhada dessas irregularidades contábeis é crucial para a punição dos responsáveis e para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro. A transparência nas operações contábeis é fundamental para a integridade do mercado financeiro e a confiança dos investidores.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo