Promoções dominam calendário comercial da gigante do varejo brasileiro com estratégia focada em eventos e datas.
No calendário de datas comerciais da Amazon (AMZO34), o evento Prime Day, que teve início nesta terça-feira (16), já está sendo considerado tão importante quanto a Black Friday.
Em mais uma ocasião especial para os consumidores, o evento Prime Day promete descontos e ofertas imperdíveis, consolidando-se como uma das principais datas de compras do ano.
Evento de Vendas Estratégico: O Comportamento do Consumidor Brasileiro
Embora a empresa adote como lema que cada uma das ocasiões comemorativas costuma ser maior que a anterior, o comportamento de consumo do brasileiro tem estimulado a companhia a investir na data que precede o período mais quente para o varejo.
A Black Friday e o Prime Day, hoje, são eventos igualmente relevantes por motivos distintos. No entanto, é sabido que é o momento em que o brasileiro se prepara, se planeja para fazer compras’, compartilha a diretora de marketing e prime da Amazon Brasil, Camila Nunes.
A estratégia da empresa para ocasiões comemorativas concilia os eventos proprietários da Amazon, como o próprio Prime Day e a Mega Oferta Prime, feita em outubro do ano passado, com aqueles universais, como a própria Black Friday e o Dia do Consumidor – data que ganha destaque no calendário do comércio brasileiro.
Na parte proprietária, os eventos normalmente se destinam aos assinantes do Prime. A empresa não divulga dados sobre a quantidade de conversões de novas assinaturas que conquista nestes eventos, embora informações de 2023 indiquem um aumento de 100% no tráfego do site da Amazon durante os dias do Prime Day.
Sempre que questionada, a empresa reforça que o próximo evento – entre Black Friday e Prime Day – será maior que o anterior: isso é, o Prime Day de 2024 é maior que a Black Friday de 2023, mas deve ser menor que a próxima. Historicamente, a Black Friday é considerada o início das compras de Natal, período mais importante para o varejo no ano.
‘São eventos que têm uma continuidade, inclusive na forma como nos comunicamos. Acabando a Black Friday, na segunda-feira seguinte, logo começamos a nossa campanha de Natal’, afirma Nunes. ‘Entendemos que é um período inteiro de compras, alguns clientes antecipam [as compras no Natal], mas há uma continuidade.’
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo