Abdominais trabalham todos os músculos da região abdominal, combatendo gorduras localizadas. Conheça os tipos e cuidados necessários.
O abdômen é uma região do corpo que muitas pessoas desejam tonificar. Fazer abdominais regularmente pode contribuir para fortalecer essa área e melhorar a aparência. Além disso, os abdominais são ótimos para fortalecer o core, o que pode trazer benefícios para a postura e prevenir dores nas costas.
Para quem busca exercícios para perder gordura na região da barriga, os abdominais também podem ser aliados. Combinar exercícios para emagrecer com exercícios para condicionamento físico pode ajudar a alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Lembre-se sempre de manter uma alimentação saudável e equilibrada para potencializar os efeitos dos abdominais.
Exercícios Abdominais: Melhore seu Condicionamento Físico e Perca Gordura
Além disso, os exercícios abdominais também contribuem para perda de medidas e melhoram o condicionamento físico. Só que educadores físicos apontam que a maioria das pessoas pratica atividades abdominais de forma inadequada – o que pode resultar em lesões principalmente para a coluna. Se você quer reduzir as gorduras localizadas na região do abdômen, veja quais os tipos de abdominais são mais eficazes e quais músculos são trabalhados, além de cuidados para executar os movimentos de forma segura e efetiva.
Parte do Corpo: Músculos Abdominais e Gorduras Localizadas
Leia mais: Treine seu corpo inteiro em casa com esses 10 exercícios de calistenia para iniciantes. Músculos abdominais: onde estão? A região abdominal completa é responsável por proteger boa parte de nossos órgãos internos, assim como por nossa postura e estabilidade do tronco. Principais grupos de músculos abdominais – Foto: Reprodução/Pure Pilates. Sobre suas divisões: Reto abdominal: Os músculos abdominais vão além da região frontal da barriga. Esta parte corporal, que normalmente associamos à ‘região abdominal’, na verdade, é o músculo reto abdominal. Ele é formado pelo conjunto de músculos paralelos verticais (a famosa área em que muitos desejam ter a ‘barriga tanquinho’), que vão da caixa torácica até a pélvis. Auxilia na flexão da coluna, contração do abdômen (trazendo a caixa torácica mais próxima à pélvis) e na respiração.
Exercícios para Emagrecer: Abdominais para Perder Gordura
Piramidais: Músculos pequenos e planos, em formato de triângulo, que se iniciam após o reto abdominal e terminam próximos ao púbis. É responsável por projetar a linha alba (região do umbigo ao púbis). Oblíquos Externos: Cobrem a face lateral do abdômen. Possibilitam comprimir o abdômen, melhor respiração e flexionar e rotacionar o tronco. Oblíquos Internos: São músculos cobertos pelos músculos oblíquos externos, próximos às costelas. Têm as mesmas funções dos oblíquos externos. Transversos (transversais): O nome deste conjunto de músculos se dá por suas fibras musculares correrem em direção transversal pelo abdômen; e a parte mais profunda das regiões laterais do abdômen. É responsável pela contração e tensão da região abdominal, além de proteger a coluna vertebral.
Exercícios para Condicionamento Físico: Tipos de Abdominais para Fortalecer a Região Abdominal
Tipos de Abdominal 1. Abdominal tradicional Abdominal tradicional – Foto: Shutterstock Grau: Iniciante Músculos trabalhados: reto abdominal, oblíquos Como fazer: Deite-se e flexione as pernas, deixando os joelhos apontados ao teto. Mantenha os pés firmes ao chão, alinhados ao quadril. Coloque as mãos nas orelhas. Levante o tronco apenas com a força dos músculos abdominais devagar como se fosse encostar o peito nos joelhos – mas não encoste, mantendo o tronco na diagonal. Volte à posição inicial e repita o processo. Para que serve: É o tipo de abdominal mais indicado para iniciantes, uma vez que o movimento é simples e promete resultados positivos. Trabalha especialmente a parte superior do abdômen. Cuidados: Atente-se para não forçar a coluna.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo